• EESA

Cavalete para Combustão

Atualizado: 22 de mar.

SAIBA MAIS SOBRE CAVALETE PARA COMBUSTÃO

Clique nas imagens para ampliar


Indústrias que necessitam da queima de combustíveis e gases para seu funcionamento não devem dispensar o uso de um cavalete para combustão adequado às especificidades de sua linha de produção.


Neste contexto, a fim de controlar o aquecimento e o processo de queima com um cavalete para combustão comprar uma unidade pré-montada pode ser uma opção prática, mas é também possível adequar o cavalete ao contexto de cada fábrica.


A aquisição de um cavalete para combustão de boa qualidade garante máxima eficiência nos processos e, consequentemente, alta produtividade para a indústria.


O cavalete para combustão é um equipamento essencial nos processos de aquecimento efetuados em ambientes fabris. Ele é o componente do sistema de combustão que atua no controle da potência das chamas. O equipamento garante segurança nas aplicações industriais, uma vez que os processos de combustão devem ser implementados com extremo cuidado. Por isso, o equipamento é regulamentado conforme regras especiais.


Além disso, o correto dimensionamento do cavalete para combustão, com o emprego do combustível e do comburente certo para as necessidades da indústria é um diferencial na manutenção da eficiência da linha de produção. Vale ressaltar então, que é possível, em termos de cavalete para combustão comprar versões que operam com combustíveis variados como GLP, gás natural ou óleos e com comburentes que utilizam ar de combustão e ou oxigênio.


Assim, no momento da compra de um cavalete para combustão alimentados a gás é importante saber que para um perfeito funcionamento do sistema, os queimadores devem ser alimentados com uma mistura adequada de comburente, ar ou oxigênio puro e do gás, que é introduzida na câmara e queima gerando altas temperaturas no ambiente.


Esta relação de mistura comburente e gás devem ser mantida constante, uma vez que qualquer alteração em relação ao valor ideal pode causar falhas operacionais.


Na aquisição do cavalete para combustão deve-se prever que o mesmo seja equipado com uma válvula adequada para minimizar os riscos de queda da produtividade, permitindo a regulagem da taxa de fluxo de gás de acordo com a taxa de fluxo de comburente.


NORMA DE SEGURANÇA APLICADA AO CAVALETE PARA COMBUSTÃO

O cavalete para combustão é produzido de acordo com a NBR 12.313, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Essa norma fixa os requisitos mínimos para o funcionamento seguro de uma rede de combustão. Assim, ela explicita as condições de seguranças desde a sequência de acendimento seguro, o controle de potência, a supervisão de presença de chama, a supervisão dos instrumentos de segurança ativos nas redes. Além isso, define ainda as condições de aplicação do cavalete para combustão.


Neste sentido, o cavalete para combustão é elemento essencial para atender a segurança dos sistemas de combustão, uma vez que o ajuste e o controle de maneira precisa do combustível e do comburente proporcionam a correta dosagem da estequiometria, ensejando um melhor controle do processo, e, por conseguinte, atingindo o nível de energia térmica de modo seguro e econômico.


COMPOSIÇÃO DO EQUIPAMENTO

De acordo com a NBR 12.313, da ABNT, o cavalete para combustão é composto por equipamentos tais como: filtros, válvulas esferas, reguladores de pressão, medidores de vazões válvulas de controle de fluxo, válvulas automáticas de bloqueio e alívio de fluxos, bloqueios mecânico para sobrepressões, pressostatos e outras peças inerentes ao desempenho do cavalete para combustão. Desse modo, o dispositivo proporciona segurança em todos os procedimentos industriais com chama, protegendo a integridade física de colaboradores e evitando danos materiais.


EESA – FABRICANTE ESPECIALIZADA EM CAVALETES PARA COMBUSTÃO

Com mais de vinte e cinco anos de atuação no mercado, e altamente especializada no fornecimento de uma grande variedade de soluções e produtos e equipamentos para plantas industriais, a EESA garante a qualidade e a segurança de seus cavaletes de combustão, bem como de todos os seus produtos.


A EESA fabrica equipamentos e presta serviços imprescindíveis na atividade de automação para indústrias de várias esferas. Assim, proporciona sofisticação na instalação de sistemas de automação, estruturações das interfaces de comunicação industrial, skids industriais, cavalete para combustão, queimadores pilotos, queimadores principais, painéis elétricos de controle.


A EESA também administra consultorias e assistência preventiva e corretiva.


Além disso, a empresa conta com a certificação ISO 9001:2015 e também tem certificação de Integrador de Sistemas Mitsubishi Electric.


PARA SABER MAIS SOBRE CAVALETE PARA COMBUSTÃO

Ligue para 19 3872-3184 ou envie um e-mail para contato@eesa.com.br

56 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo