Clique nas imagens para ampliar
É bastante comum que indústrias apliquem em seus processos produtivos etapas de queima ou aquecimento de materiais, seja com o intuito de preparar componentes ou mesmo para o polimento final de seus produtos. Podem-se citar as indústrias siderúrgicas e as químicas como dependentes de fornalhas, usadas principalmente para o aquecimento de tanques e caldeiras a altas temperaturas.
Nesse sentido, o emprego de altas temperaturas é considerado fundamental para atividades industriais, sendo também importante para pequenas e médias fábricas, como as que produzem cerâmicas e vidro. Em todos os casos, sistemas de combustão precisam ser desenvolvidos, tendo em vistas as necessidades de cada empresa.
TIPOS DE SISTEMAS DE COMBUSTÃO
Os sistemas de combustão são compostos por dispositivos e sensores com o objetivo de geração de calor através de chamas, podendo seu acionamento ser tanto manual como automático. Para tal, os sistemas de combustão normalmente trabalham a partir do consumo de combustíveis inflamáveis, como o gás natural e o óleo diesel, regulados com o auxílio de válvulas, instaladas em conjunto com o equipamento. Alguns dos tipos de sistemas de combustão, bastante empregados na indústria são:
- Queimadores de gás monobloco e de alta ou baixa pressão;
- Queimadores de óleo a alta ou baixa pressão;
- Queimadores de gás e óleo do tipo dual.
FATORES PARA A ESCOLHA DE SISTEMAS DE QUEIMA E COMBUSTÃO
Para escolher os sistemas de combustão mais adequados para cada tipo de finalidade, é preciso, primeiramente, efetuar o estudo de dimensionamento da potência requerida, unidade dada em kcal. O dimensionamento de sistemas de combustão tem como objetivo assegurar que o aquecimento gerado atenda à demanda de calor exigida, assim como também otimizar o consumo de combustível, um dos itens de maior atenção nesses sistemas. Os sistemas de combustão voltados para o aquecimento de tanques, por exemplo, devem considerar o volume de água, ou do líquido a ser aquecido, em função do tempo de operação. Já para caldeiras, os sistemas de combustão devem ser desenvolvidos em função da produção de vapor desejada.
EESA - LÍDER EM DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS INDUSTRIAIS DE COMBUSTÃO
Criada em 1995, a EESA tem ao longo dos anos consolidando sua posição como uma das melhores empresas de projetos de instrumentação e automação industrial. Atendendo a todo o Brasil e América Latina, a EESA também desenvolve e fabrica sistemas de combustão automatizados, levando em consideração as características especiais de cada projeto, garantindo a eficiência e a melhor otimização dos recursos. Os queimadores industriais da EESA são reconhecidamente os equipamentos com o melhor custo-benefício do mercado, além de contar com qualidade de nível internacional.
Para saber mais sobre Sistemas de combustão
Ligue para 19 3872-3184 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!