• EESA

Software Interface Homem Máquina

SAIBA MAIS SOBRE SOFTWARE INTERFACE HOMEM MÁQUINA

O advento da instrumentação e da automatização de equipamentos e sistemas proporcionou um salto na qualidade e no desempenho da atividade industrial. Basicamente, a automação permite que processos complexos sejam controlados de forma eficiente, com a máxima otimização da mão de obra disponível. Nesse sentido, cabe ressaltar que a automatização também impacta diretamente na segurança de colaboradores em áreas industriais. Isso porque operações que oferecem um alto risco para a saúde de funcionários, como o controle de vazão de produtos químicos, são possíveis de serem feitas sem o contato direto. Graças à automatização, essas atividades são realizadas através do software interface homem máquina (IHM), o nome dado aos programas computadorizados de controle e supervisão.


INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE O SOFTWARE INTERFACE HOMEM MÁQUINA

Também chamado de IHM, o software interface homem máquina é uma das maiores conquistas tecnológicas em processos industriais. Em síntese, o software interface homem máquina permite o controle de acionamento de equipamentos, assim como oferece a visualização em tempo real das condições de operação.


Para ilustrar a importância do software interface homem máquina, pode-se citar que parâmetros como temperatura de motores e vazão de bombas, por exemplo, são analisadas de forma prática por operadores, mesmo a dezenas de metros de distância. Isso ocorre, pois o software interface homem máquina é, acima de tudo, uma ferramenta amigável, que tem por intuito tornar a supervisão de sistemas produtivos algo extremamente eficiente.


AS VANTAGENS DO IHM


O software interface homem máquina recebe continuamente os dados de instrumentos instalados em máquinas e tubulações, fornecendo informações precisas, coletadas em tempo real. Essa rede de instrumentos, cada qual com sensores específicos, é interligada ao software interface homem máquina, empregando princípios lógicos de programação, garantindo a veracidade das informações. Dessa forma, qualquer anomalia de operação, como quebra de máquinas, é identificada imediatamente por operadores, que através do software interface homem máquina também podem forçar a interrupção de funcionamento do sistema, ou executar desvios previstos, os by-pass, garantindo a segurança e minimizando as perdas de produção.


EESA - ESPECIALISTA EM SOFTWARE IHM NO BRASIL

Criada em 1995, a EESA é pioneira em diversas tecnologias relacionadas à automatização e instrumentação, tais quais os softwares IHM. Além de contar com a certificação ISO 9001:2015, a EESA também possui a Certificação de Integrador de Sistemas Mitsubishi Electric, sendo no Brasil e na América Latina, uma das principais empresas especialistas na linha IHM GOT, da Mitsubishi Electric. A EESA oferece serviços completos de instrumentação, oferecendo sensores de todos os parâmetros, assim como sua instalação e teste, estando apta a realizar startups e comissionamentos.


PARA SABER MAIS SOBRE SOFTWARE INTERFACE HOMEM MÁQUINA

Ligue para 19 3872-3184 ou envie e-mail para contato@eesa.com.br

32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo